quarta-feira, 4 de março de 2009

Classificação e Tipos de Softwares

Os Softwares podem ser classificados de acordo com sua distribuição em:
  • Sistemas Genéricos - São aqueles softwares que qualquer pessoa pode baixar ou comprar. Eles são feitos para distribuição seja grátis ou não, são iguais em qualquer lugar que se instala. Um exemplo de Sistema Genérico é o sistema operacional windows.
  • Sistemas Específicos - São os softwares feitos por encomenda. Nesse caso, o cliente deverá falar o que de específico terá esse software. Ele só poderá ser instalado nas máquinas do cliente que encomendou ou se apenas ele autorizar a distribuição a outras.
TIPOS DE SISTEMAS DE SOFTWARES

SISTEMAS LEGADOS - Um Sistema Legado é um software antigo que foi escrito até mesmo a décadas atrás e ainda continua sendo usado. Esses softwares foram escritos em linguagens que muito dificilmente são ainda usados pelos desenvolvedores, o que torna ainda mais custos a manutenção deles. Os sistemas legados são encontrados principalmente em empresas e entidades que já estão á muito tempo no mercado como, por exemplo, a Petrobrás e entidades públicas.

SISTEMAS DE TEMPO REAL - Os Sistemas em Tempo Real são softwares cujo resultados necessários não são apenas, os resultados lógicos das operações, mas também, o tempo em que esses resultados são produzidos . Eles têm que ter tempo de resposta curto ou pelo menos previsível. Os jogos por exemplo devem ter respostas rápidas ou ocorrem os chamados travamentos, assim como os softwares de manipulação de dados que precisam executar as atualizações e retornar as consultas rapidamente.

SISTEMAS EMBARCADOS OU EMBUTIDOS - Os Sistemas Embarcados são softwares desenvolvidos para funcionar fora de um computador. Seus recursos de processamento são restritos a executar apenas uma tarefa específica. Os eletrodomésticos por exemplo, existe um software por trás que faz com que o aparelho execute aquela determinada tarefa. Os softwares embutidos são encontrados em telefones celulares, relógios digitais, condicionadores de ar, calculadoras e etc.

SISTEMAS PARA WEB - Sistemas para WEB são softwares produzidos para funcionar através da internet. Neles os arquivos para execução do software não são carregados localmente, é feita através de um servidor assim como o tráfego de dados. Hoje em dia, devido a popularidade da internet, são muito usados substituindo os sistemas Desktop. Através deles já é possível fazer transações bancárias, compras, tranferências de arquivos e vários outros serviços.

Sistemas Científicos
- São sistemas destinados a contribuir as varias áreas da ciência, tal como o geoprocessamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Engenharia de Software © 2008. Design by :Yanku Templates Sponsored by: Tutorial87 Commentcute